Mesmo sem a ajuda de S. Pedro (ou se calhar com a ajuda dele) a festa aconteceu. Choveu bastante e assim os mais corajosos e persistentes acabaram molhando-se, não só por dentro mas também por fora.
Os mordomos com menor ou maior sacrifício e com a ajuda de muitos voluntários lá conseguiram levar a cabo a tarefa que lhes tinha sido confiada à um ano atrás.

Para a ementa escolheram sopas do Espírito Santo regadas com vinho novo da fajã d’além produzido em Setembro passado ou então sumo para os mais novos e para aqueles que não queriam ou não podiam beber do espirituoso líquido. Como sobremesa foi servido o tradicional arroz doce seguido de café. Quem o desejou teve ainda direito a “música” (aguardente da fajã), massa sovada e queijo de S. Jorge.
Toda a ementa foi confeccionada na fajã, começando-se na sexta-feira os preparativos.
Preparou-se uma refeição (molha de carne) que foi servida nessa noite àqueles que vieram ajudar, e a todas as pessoas que quiseram vir de véspera e já se encontravam neste lugar.
Após a refeição e durante o resto do serão confraternizou-se numa alegre cavaqueira, bebendo mais um ou outro copinho e contando histórias ou visitando as casinhas (como lá costumamos chamar às pequenas habitações e adegas) daqueles que por ali estavam.
Por exemplo o João Furtado, um dos mais assíduos a S. Martinho, apontava para as marcas do seu cajado, religiosamente cuidado, e contava que já eram 17, uma por cada ano que tinha descido para esta festa, e que oxalá continuasse a fazê-lo por muitos anos.
No sábado como já é tradição depois do almoço visitam-se as várias adegas e cada um dá do seu vinho a provar.
Mas infelizmente o que é bom acaba, e é preciso voltar. Pegamos na moxila, no cacheiro e no boné (recordação que os mordomos resolveram oferecer este ano a todos o visitantes) e metemo-nos de volta a casa com a esprança, de que para o ano à mais e que ainda havemos de ter muitas festas para gozar.
Porque apesar da chuva aconteceu " S. Martinho".
PS: Os mordomos pediram-me para agradecer a todos os que de alguma maneira contribuiram para a realização desta festa, tanto com a sua presença, com a sua disponibilidade, com o seu trabalho ou donativo, ou até mesmo com a sua oração. A todos um muito obrigado.
Sem comentários:
Enviar um comentário